quarta-feira, 19 de março de 2014

Mas afinal devemos comprar ou vender Ouro?

O ouro atingiu o seu máximo histórico, nos 1923USD por onça, em Setembro de 2011. Desde essa data até meados de 2013, assistimos à lateralização do preço do ouro entre os 1530 e os 1800 USD.

A quebra, em baixa, do importante suporte nos 1530 USD em Abril de 2013, fez com que o movimento de queda acelerasse e levasse o ouro a desvalorizar aproximadamente 30% esse ano.

O início de 2014 tem sido bastante bom para quem está investido em ouro, tendo o metal precioso valorizado 12,9% ao invés do dólar que caiu 1,2% no mesmo período (recordemos que o ouro e o dólar têm uma correlação inversa).

A pergunta que se nos coloca é saber se será apenas uma correcção do forte movimento descendente, a que assistimos no ano passado, ou o início de um novo movimento ascendente rumo aos máximos históricos?

Analisemos os factores fundamentais que, na minha opinião, poderão levar o ouro a ser um dos melhores investimentos de 2014!

O papel dos bancos asiáticos no mercado cambial

As reservas mundiais de dólares têm subido muito nos últimos anos, a um ritmo semelhante ao défice comercial americano no mesmo período. A queda da moeda verde tem sido temporariamente contida pelas compras dos bancos asiáticos que detêm actualmente dois terços do total das reservas mundiais de dólares. Sem a intervenção dos bancos centrais asiáticos, a América não seria capaz de financiar os seus défices sem taxas de juro mais elevadas ou sem uma queda acentuada do dólar para níveis inferiores aos actuais.

O principal motivo por detrás destas compras de dólares é a manutenção da competitividade dos países que necessitam crescer através de um aumento das exportações. Estes países, cujas economias dependem das exportações, necessitam de manter as suas moedas baixas em comparação com o dólar americano. No caso da China, em particular, a desvalorização do dólar permite-lhe manter a sua competitividade, uma vez que desde 1995 a sua moeda o yuan, ou renmimbi, está indexada ao dólar. A sua indexação significa que cai na mesma proporção que o dólar face às outras moedas.

Grande parte dos dólares adquiridos são depois usados na compra de Obrigações americanas, enviando os dólares de volta para os EUA. Estes países acabam por funcionar como credores permitindo ao governo americano financiar-se a taxas de juro baixas, o que ajuda os americanos a consumirem bens asiáticos.

Se os bancos centrais destes países pararem de comprar a moeda americana, o dólar poderá cair mais 50%, provocando o colapso da moeda e da procura do consumidor americano, provocando depois o contágio a nível global. Posto isto, a queda do dólar não só irá diminuir a competitividade exportadora dos países como vai levar os bancos centrais a perderem biliões no valor das suas reservas cambiais e instrumentos de dívida americanos.

China, a maior detentora mundial de dólares…

Neste momento, a China tem entre mãos um grande problema (que todos gostaríamos de ter): muito dinheiro!

São mais de $3,4 biliões em euros, ienes, libras e principalmente dólares. Mais de metade das suas reservas de moeda estrangeira são dólares, aproximadamente $2 biliões.
 
 
O problema da China é o dólar está em constante depreciação. Comparando com o dólar de há 100 anos atrás, o dinheiro de hoje daria para comprar aproximadamente 4% do que dava anteriormente. Isto significa que a China está actualmente sentada numa montanha de dinheiro que vai erodindo constantemente. À taxa de inflação actual, o poder de compra chinês em moeda verde cai $40 mil milhões por ano.

São $110 milhões por dia … $4,5 milhões por hora … $76.000 por minuto!
 
Não há saída fácil para a situação actual. A forma de ajustamento do dólar vai determinar a dimensão do impacto para as economias. É duvidoso que seja feita de uma maneira suave, pelos governos.

Grandes investidores como Warren Buffet, Sir John Templeton e George Soros têm vindo a avisar sobre a queda do dólar e a investir de acordo com essa convicção.


E o que realmente interessante para nós investidores…

As reservas de ouro da China não são actualizadas pelo ministro do comércio desde 2008. Nessa altura, o último relatório aponta 1.057 toneladas de ouro.
Nos últimos anos a taxa de aquisição de ouro tem vindo a aumentar substancialmente. Só em Março de 2013, quando o preço do ouro caiu 10% abaixo dos máximos de 2011, os chineses compraram 223,5 toneladas de ouro.
Os chineses continuam silenciosos no que respeita à divulgação de quanto ouro possuem. O que se sabe é que a perda de valor da moeda verde faz com que eles se queiram livrar rapidamente da mesma.
A resposta é comprar ouro … muito ouro!
Para converter a totalidade dos $3,4 biliões em moeda estrangeira eles precisariam de comprar 77.000 toneladas de ouro. Como é óbvio nenhum país tem a totalidade das suas reservas em ouro … nem mesmo os Estados Unidos que mantém 76% das suas reservas em ouro.
Assumindo a mesma proporção de 76%, uma vez que as reservas de moeda estrangeira da China são 22 vezes maiores que as dos Estados Unidos, a China precisaria de comprar 58.000 toneladas de ouro, ou seja, cerca de um terço do totalidade de ouro alguma vez extraído.
A China não tem muito por onde escolher: pode sentar-se e assistir ao seu dinheiro a desaparecer ou pode começar a comprar todo o ouro que encontrar!
Qual das opções escolheriam?
A que perdeu 30% nos últimos 10 anos, ou a que ganhou 400% no mesmo período?

 Juntando tudo, temos os ingredientes necessários para tornar o ouro num dos melhores investimentos de 2014.

Decidimos reforçar a posição de ouro, que temos em carteira desde 5 de Março, comprando a 1353,35 com stop loss a 1314 e take profit a 1408.

8 comentários:

  1. Boa tarde,

    Qual o instrumento que utiliza/ou para a abertura da posição?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde João Silva,

    Poderá usar vários tipos de instrumentos para se expor à evolução do preço do ouro, entre os quais CFDs, ETFs e Futuros.

    Neste caso concreto usei CFDs sobre o contrato de Abril, que expira no dia 27 de Março

    ResponderEliminar
  3. Como é que eu o encontro na minha plataforma que a a BTP? enquanto não mudo para a XTB :-)

    ResponderEliminar
  4. Basta procurar no menu de pesquisa de instrumentos por Gold ou então vá aos CFDs -> Mercadorias. Um abraço

    ResponderEliminar
  5. interessante que não tenha incluido o meu comentário sobre o ouro, que até era didáctico. Se é assim que quer manter este espaço através da censura de posts úteis apenas e só para que seja visto como guru, quando claramente no caso do ouro está errado.

    Ouro não é investimento, é meramente especulação. Não cria nem gera nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde. Refere-se a qual comentário em específico? Eu não apago quaisquer comentários ( a não ser que seja ofensivo). Cada um é livre de dizer o que pensa e de exprimir a sua opinião, desde que fundamentada. Concordo consigo que o investimento em ouro está muito relacionado com a especulação. Já a prata tem um uso industrial. Obrigado pelo seu comentário

      Eliminar