domingo, 11 de maio de 2014

Velas Japonesas (1º Capítulo): Construção das velas japonesas

Ultimamente, tenho reparado que existe algum desconhecimento sobre o uso dos gráficos e padrões com base em velas japonesas, no seio da comunidade investidora.

Desde que iniciei este blogue, em Fevereiro deste ano, já recebi várias mensagens privadas com questões relacionadas sobre este tema: se determinada acção formou um martelo na sessão diária? Se um hanging man necessita de confirmação? Será que a acção X formou um dark cloud cover ou será um bearish engulfing pattern? Para alguns de vocês estes termos serão familiares, mas para outros nem por isso.

Hoje não vou aqui fazer análises nem dar a minha opinião sobre um activo específico. Este artigo pretende ser o primeiro de uma série de vários artigos didácticos sobre este apaixonante tema.

Algum Background

As velas japonesas, assim chamadas porque as linhas parecem velas, são usadas no oriente há vários séculos. No ocidente ficaram conhecidas pela mão de Steve Nison, autor do conhecido livro (e o qual recomendo) “Japanese Candlestick Charting Techniques”, no início dos anos 90.

A primeira pessoa conhecida a usar velas japonesas no Japão  foi o Sr. Munehisa Homma, que fez uma grande fortuna a negociar no mercado do arroz, durante o século XVIII. Anteriormente a Homma, o Japão esteve em guerra entre 1500 e 1600, período conhecido como “Sengoku Jidai”. Não é então de estranhar, que muitos dos nomes usados nas velas japonesas tenham analogia a termos e situações de guerra (como por exemplo, “advanced three soldiers pattern”, “night and morning attacks” ou “hanging man” ).

Porque é que as velas japonesas começaram a ser usadas pela maior parte dos traders?

Nos dias de hoje, a maioria das plataformas de análise, para não dizer todas, inclui a opção de ver os gráficos em velas japonesas.  Não querendo exagerar, diria que quase 70% dos investidores usam, ou já usaram pelo menos uma vez, gráficos de velas japonesas. Segundo Steve Nison, o uso generalizado das velas japonesas deve-se a vários factores:

- São fáceis de compreender;
- Fornecem-nos sinais antecipados de inversão;
- Dão-nos mais informação que qualquer outro tipo de gráfico (linhas, barras, etc);
- Os nomes dados aos padrões são apelativos e engraçados de aprender;
- Funcionam como uma ferramenta complementar ao uso da análise técnica comum;
- Aumentam a eficiência da análise.

Construção das velas japonesas

Basicamente, as velas japonesas apresentam, de uma forma gráfica diferente, a mesma informação de um gráfico de barras tradicional, ou seja, os preços de abertura e fecho e o máximo e mínimo da sessão. As velas japonesas apenas apresentam esta informação de forma mais perceptível e apelativa ao investidor.

As velas japonesas são aplicáveis a qualquer timeframe. Uma vela pode representar um período de negociação de 15 minutos, como pode representar toda uma semana de negociação. A informação que ela contém é lida da mesma maneira.

Como se pode ver na figura abaixo, à secção rectangular da imagem chama-se corpo da vela. O corpo da vela representa o intervalo entre o preço de abertura e o preço de fecho da sessão. Quando o corpo da vela é preto (ou vermelho, dependendo da cor que escolhemos), o preço de fecho da sessão foi inferior ao preço de abertura. Quando o corpo da vela é branco (ou verde), o preço de fecho da sessão  foi superior ao preço da abertura, constituindo assim uma vela positiva.

As linhas acima e baixo do corpo da vela são as sombras da vela e representam os preços extremos da sessão de negociação. O valor máximo da sombra superior representa o preço máximo a que o activo cotou naquele período e o valor mínimo da sombra inferior, o preço mínimo a que o activo cotou.
 
 
Se uma vela não tiver sombra superior ou inferior designa-se por shaven head (cabeça rapada) ou shaven bottom (fundo rapado), respectivamente.

Os japoneses costumam dizer que o corpo da vela é a “essência do movimento do preço”. Um olhar atento sobre o tamanho e a cor do corpo duma vela, permite ao investidor ter uma percepção gráfica rápida de quem é que está a influenciar o mercado, se os bulls se os bears. O tamanho do corpo da vela também pode ser usado para aferir o momentum do mercado: quanto maior o corpo da vela, maior o momentum.
 
Como diz um provérbio oriental, “Cada jornada de mil quilómetros, começa com o primeiro passo”. Este artigo é o primeiro passo para a total compreensão das técnicas de análise com base em velas japonesas.

4 comentários:

  1. Obg pelo tutorial sobre velas!
    Estou interessado, em especial, nos padrões de velas que levam à inversão de tendência. Acho que este conhecimento é crítico para qq Trader.
    É muito bem-vindo este tutorial :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela nota positiva. Foi o facto de me ter apercebido que existe algum desconhecimento sobre este tema que me levou a iniciar esta série de artigos. O próximo capítulo (ainda esta semana) será sobre alguns padrões de inversão. Qualquer dúvida disponha

      Eliminar
  2. Boa tarde , Parabéns pelo blog .

    Sabe se existe algum livro em português sobre velas Japonesas ?

    cumprimentos
    RP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Rui Pires,
      Que eu tenha conhecimento não existe nenhum livro sobre velas japonesas em português (pelo menos com a qualidade que se exige). De qualquer maneira tentarei fazer uma série de artigos que, em conjunto, fornecerão uma visão global sobre a temática.
      Bons negócios

      Eliminar