segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Análise ao AUDUSD

Glenn Stevens, governador do Royal Bank of Australia (RBA), sempre se mostrou receptivo a políticas intervencionistas na moeda. A preocupação com o AUD forte motivou Stevens a dizer que o AUD precisa de estar “mais próximo” dos USD 0,8500, ...o que levou o AUD a uma venda generalizada nos últimos meses. .

A adicionar ao facto de que, em termos fundamentais, a moeda está pressionada pelas declarações de Stevens e o ínicio do tapering nos EUA, é também uma moeda ligada às matérias-primas, numa altura em que o ouro e o petróleo estão pressionados com a possibilidade de redução dos estímulos nos EUA.

Também as preocupações em torno do abrandamento do crescimento da economia chinesa (o maior importador da economia australiana) têm pressionado a moeda australiana.

Não obstante, a situação da economia australiana não é assim tão má: o emprego está a subir e a inflação está estável acima dos 2%. No longo prazo, o AUDUSD deverá cair sobretudo devido á força do USD.

No curto prazo, o aumento de 0,5% das vendas a retalho na Austrália, em linha com esperado, e o excedente na balança comercial da Austrália, no valor de 468milhões de AUD, surpreendeu o mercado, no passado dia 6 de Feveireiro, que esperava um défice de 270milhões de AUD.
Estes dados e os níveis extremos de sobrevenda, registados em Janeiro no par AUDUSD, têm contribuído para uma valorização do mesmo nas últimas duas semanas.

Aparentemente, o AUDUSD encontra-se em fase de formação de H&S invertido com neckline a 0,9085.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário