segunda-feira, 16 de junho de 2014

Amanhã será o último dia com direito a participação na IPO da Mota-Engil África


A Mota-Engil vai avançar com a oferta pública inicial (IPO) da sua subsidiária africana, que passará estar a cotada na bolsa de Londres.
Em comunicado à CMVM a construtora anunciou que esta operação vai ser realizada através de duas ofertas, uma "preferencial" e outra "institucional". Assim, na oferta preferencial "a Mota-Engil África atribuirá novas acções a todos os investidores que detenham acções da casa mãe – Mota-Engil SGPS – até amanhã, dia 17 de Junho, o que está a levar a uma corrida pela compra das acções da Mota-Engil que hoje já sobem 4,15%. Em paralelo decorrerá uma oferta institucional, que poderá ver o número de acções aumentar se a procura por acções na preferencial não cobrir toda a oferta.
Investir na Mota-Engil África parece-me ser uma boa alternativa para quem quer estar exposto ao crescimento do continente africano. Além disso a remuneração acionista proposta é bastante generosa com a empresa a pretender atingir um rácio de payout entre os 50% e os 75%, sendo que garantido está já o dividendo em éspecie de 20%, aprovado pelas accionistas da Mota-Engil. Além disso, a Mota-Engil África vai beneficiar de estar cotada num índice com maior visibilidade que o nacional e mais vocacionado para o sector da construção.
Para as acções da Mota-Engil, como já havia referido em análise anterior, esta separação é bastante negativa, dado o forte impacto que a facturação obtida no continente africano tem nas contas do grupo. Recordo que, segundo o último relatório e contas, a actividade em África representava mais de 40% da facturação da casa mãe.
Sendo amanhã o último dia para a compra de acções com direito a participação na IPO, acredito que as acções da Mota-Engil possam continuar a valorizar na sessão de amanhã. Depois disso, poderemos a assistir a uma correcção nos títulos, até porque nos encontramos perto da resistência dada pelos máximos anuais nos 6,25/6,40€.

Sem comentários:

Enviar um comentário