quarta-feira, 18 de junho de 2014

Principal acontecimento de risco da semana: hoje às 19h00

Mais logo ao fim da tarde, às 19h00, terá lugar o principal acontecimento de risco da semana – a decisão sobre a política monetária da Fed e as projecções económicas da FMOC, sendo expectável um novo corte de 10 mil milhões de dólares no pacote de estímulos monetários.
No entanto, o tapering já está incorporado no preço e os investidores estão mais centrados nas projecções económicas para a taxa de desemprego, inflação e PIB e para as explicações que serão dadas por Janet Yellen.
  1. Taxa de desemprego mais baixa. As últimas previsões da Fed, realizadas em Março, apontavam para uma taxa de desemprego entre os 6,1% e os 6,3% para o último trimestre do ano. Ora, o limite superior deste intervalo (6,3%) foi atingido em Maio, pelo que a Fed poderá rever este intervalo em baixa, mostrando assim uma normalização do mercado laboral.
  2. Mais inflação. A inflação também poderá ser revista em alta, depois dos preços do consumidor, relativos em Maio, terem subido 0,4%. Um aumento da previsão da inflação, transmitirá a ideia de que a Fed poderá aumentar a taxa de juro de referência logo após o término do programa de QE, o que será benéfico para o dólar.
  3. Previsão de PIB mais baixo. O PIB deverá ser revisto em baixa devido à contração do PIB do primeiro trimestre, maior que o esperado.
A reacção do dólar será um pouco imprevisível e dependerá muito da forma como Yellen explicar as alterações que referi em epígrafe. A balança poderá pender para qualquer um dos lados. Se o destaque for para a previsão de uma inflação mais alta e uma menor taxa de desemprego, o dólar poderá valorizar face à maior parte das divisas. Pelo contrário, se o destaque for para o abrandamento da economia, a reação do dólar deverá ser a inversa.

Sem comentários:

Enviar um comentário