segunda-feira, 28 de julho de 2014

BCP forma vela de Shooting Star e retoma tendência descendente

Na passada 6ª feira a agência Moody´s subiu o rating da dívida nacional de Ba2 para Ba1, com uma perspectiva estável, e apenas a um nível de sair da categoria “lixo”. A agência apontou como principais razões para esta melhoria do rating, o facto de esperar que a consolidação orçamental continue no bom caminho, a “posição de liquidez confortável, com o regresso aos mercados, e a redução gradual do elevado endividamento público.
 
Na última sessão da semana passada, o BCP abriu bastante impulsionado pelas expectativas em relação à apresentação dos resultados do primeiro semestre do ano, números que serão conhecidos depois do fecho da sessão de hoje, mas rapidamente inverteu com a pressão vendedora associada à admissão à negociação das novas acções resultantes do aumento de capital.
 
Na última sessão o BCP formou uma vela de Shooting Star. Uma  Shooting  Star  é  uma  vela  com  um  corpo  pequeno  no  final  do  seu range de negociação e uma sombra superior bastante comprida. Esta vela sinaliza uma inversão na tendência e que aliás foi confirmada pela vela negativa de hoje. Após as fortes quedas do BCP das últimas semanas, o rally iniciado no dia 22 de Julho foi aproveitado pelos investidores para se desfazerem das acções e minimizarem as perdas.
 
O aparecimento duma vela deste tipo, leva-me a crer que a subida poderá ter chegado ao fim. A apresentação de resultados de hoje do BCP, e do BES na 4ª feira, poderá trazer alguma volatilidade ao título. Ainda assim não acredito que passe dos 13,30 cêntimos (máximo da vela da shooting star) e acredito mesmo que o BCP possa chegar aos 8 cêntimos a curto prazo. Os 8 cêntimos além de constituir um suporte importante é também o objectivo teórico do cabeça e ombros que foi activado pelo BCP, conforme exemplificado no gráfico.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário