O PIB trimestral preliminar do Japão foi a grande surpresa desta madrugada ao ter saído negativo nos -0,4%, enquanto que o mercado antecipava um crescimento de 0,5% do PIB. O Japão entra assim em recessão técnica, após dois trimestres consecutivos de contracção, a terceira desde a crise do subprime em 2008.
Esta surpresa negativa levou o Nikkei a um sell-off impressionante que foi aliviando à medida que a sessão europeia progredia. Ainda assim, nem tudo são más notícias, uma vez que estes dados poderão adiar o segundo imposto sobre vendas (recordo que o primeiro imposto data de Abril deste ano).
Os próximos dias de negociação serão marcados pelas especulações em torno do adiamento ou não do segundo imposto sobre vendas e pela possibilidade de eleições antecipadas uma vez que Abe falhou no seu compromisso eleitoral de trazer crescimento e inflação para o Japão.
A nível técnico, o Nikkei poderá encontra-se a formar um H&S no gráfico de H4. Estarei atento a uma possível entrada curta no índice nipónico. O nível chave são os 16670 pontos.
Sem comentários:
Enviar um comentário