segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Mota-Engil (ANÁLISE)

A Mota-Engil é uma das mais espetaculares acções da nossa praça, conhecida por ter um beta elevado, ou seja, é das que mais sobe quando o índice PSI20 sobe e das que mais desce quando o índice desce.

A sua actividade ...desenvolve-se fundamentalmente em 3 grandes áreas: contrução e gestão de infraestruturas, concessões de transportes e mineração. A Mota-Engil marca presença em 3 continentes e 20 países, repartidos pela Europa, África e América Latina.

Segundo os resultados do 3º trimestre de 2013, o peso de Portugal na atividade da empresa é cada vez menor. Segundo dados publicados no relatório e contas, a actividade do grupo na América Latina e em África representa mais de 60% do volume de negócios consolidado do grupo.


 No final do ano passado, a Mota-Engil decidiu, em assembleia geral de acionistas, separar a sub-holding Mota-Engil África da casa mãe, com o objetivo de reforçar as condições económicas e financeiras para que o grupo continue a desenvolver a sua atividade com sucesso numa das zonas geográficas mais promissoras.

A partir de dia 16 de Janeiro os investidores deixaram de poder exercer o direito de subscrever novas acções da Mota-Engil África, com a nova empresa a dever passar a cotar em bolsa no primeiro semestre deste ano.

Para as acções da Mota-Engil esta separação é bastante negativa, dado o forte impacto que a facturação obtida no continente africano tem nas contas do grupo.

De dia 16 de Janeiro a dia 4 de Fevereiro, as acções desvalorizaram 21%, como muitos investidores a aproveitarem para tomar mais valias depois de uma valorização impressionante de 175% o ano passado. À cotação de hoje a acção acumula um ganho de 15,1% em 2014.

Neste momento o Bull Market nas acções da Mota-Engil mantem-se em vigor e não aparenta sinas de fraqueza, mas uma quebra em baixa da linha de tendência ascendente (azul) poderá mudar o rumo dos acontecimentos, pelo menos no curto prazo.

A nível de resistências temos o máximo anual nos 5,50.

Continuaremos a actualizar!
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário