terça-feira, 15 de abril de 2014

Banif fechou a desvalorizar 9%

As acções do Banif testaram hoje mínimos do ano, nos 0,0106, e acabaram por fechar nos 0,0108. Isto significa que quem comprou acções este ano está a perder dinheiro.
 
Por detrás desta queda está o anúncio, feito ontem pelo Banif, de que irá aumentar o seu capital em 138,5 milhões de euros, através duma oferta pública “destinada a privilegiar os actuais accionistas e clientes do banco”, segundo Jorge Tomé, Presidente do Banif. O preço de venda será de um cêntimo e a operação deverá ocorrer durante as últimas três semanas de Maio, ou seja, exactamente quando a Troika sairá de Portugal.
 
A expectativa de uma maior diluição do capital do Banif provocou este sell-off, num dia em que foram trocadas de mãos mais de 850.000.000 de acções. Ainda assim o Banif fechou acima do preço da oferta de 1 cêntimo.
 
Em conversa com alguns investidores, apercebi-me que muitos deles detêm esta acção em carteira e que se encontram agora com perdas avultadas sem saber o que fazer. O que eu pergunto é o que os terá levado a comprar acções do Banif? Será que acharam que o valor nominal duma acção não poderia cair abaixo de um cêntimo?
 
Pessoalmente não detenho qualquer posição neste banco nem tenho intenção de o fazer. O meu conselho para quem ainda detêm acções, e tem estado a aguentar as perdas, é que fique atento ao valor psicológico de um cêntimo. Se acção o quebrar em baixa, saltem fora.
 
Em relação às posições que detenho em acções do PSI-20, mantenho o curto em Portugal Telecom (umas das acções que mais caiu no PSI-20) e os longos em Altri e Bes com stop loss nos 2,24€ e 1,16€, respectivamente.
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário