Na semana que hoje se inicia, muitas empresas de Wall Street irão apresentar resultados, respeitantes ao primeiro trimestre de 2014, com destaque para os gigantes do sector financeiro (Bank of America, Citigroup, Goldman Sachs e Morgan Stanley) e para a American Express, Coca-Cola, General Electric, Intel e Wal-Mart, entre outras.
Os analistas prevêem uma queda de 1,2% dos resultados do primeiro trimestre, o que a acontecer, seria a primeira desde o terceiro trimestre de 2012. As empresas que já apresentaram resultados apontaram o tempo muito frio, o fortalecimento do dólar e a crise dos mercados emergentes como os principais factores justificativos dos maus resultados apresentados.
Devemos prestar particular atenção ao Nasdaq que se encontra, na minha opinião, sobrevalorizado com muitas acções com valorizações acima dos 3 dígitos percentuais no ano passado, como é o caso do Facebook (105%) e Netflix (298%).
Desde os máximos feitos no início de Março, o índice tecnológico desvalorizou cerca de 7%, tendo reagido em alta, durante a sessão de hoje, nos 3425 pontos. Este foi o valor mais baixo registado em 2014, pelo que a maioria dos investidores que compraram acções em 2014 e as mantiveram até agora, está a perder dinheiro. A não ser que sejam investidores de muito muito longo prazo, não me parece que estejam dispostos a comprar mais, enquanto o mercado não começar a subir e lhes mostrar alguns ganhos. A pressão compradora terá de vir de fora e sem dúvida que a zona actual oferece uma boa relação retorno/risco.
Acredito que possa haver uma correcção em alta e por isso decido comprar Nasdaq a 3470 pontos com stop loss a 3403 e take profit nos 3570, onde muito provavelmente, e dependendo dos resultados apresentados nas próximas semanas, optarei por inverter a minha posição.
Sem comentários:
Enviar um comentário