quinta-feira, 15 de maio de 2014

A minha visão pessimista do PSI-20 confirma-se

O índice PSI-20 encontra-se hoje em forte queda (-1,65%) pressionado sobretudo pela Sonae, pelos títulos da banca e pela Portugal Telecom.
 
A retalhista, liderada por Paulo Azevedo, apresentou ontem resultados do primeiro trimestre, aquém das expectativas, de 10 milhões de euros. O investidores estão hoje a castigar a acção que cai mais de 6%. Do lado da banca, a notícia que referi ontem, relativa á necessidade de aumentos de capital por parte dos BES e do BCP, continua a pressionar as acções com os investidores a encararem a diluição da cotação, por efeito do aparecimento de novas acções, como negativo para os títulos. O sector das telecomunicações também está a pressionar o índice nacional, com a Portugal Telecom a cair mais de 6%, depois de ontem ter apresentado prejuízos de 15 milhões relativos ao primeiro trimestre (prejuízos estes relacionados com os custos da operação de fusão da PT com a Oi). A pressionar também a dona da TMN está a exclusão da empresa do índice MSCI Portugal, devido à grande desvalorização que o título tem sofrido nos últimos 6 meses e à correlação cada vez mais positiva com a operadora brasileira Oi, com quem se irá fundir.
 
Tecnicamente, o dia de ontem foi decisivo para a definição da tendência de médio prazo do índice PSI-20.  No mesmo dia aconteceram três sinais bearish e que vieram dar razão à minha visão pessimista que já havia demonstrado em análises anteriores.
 
O fecho nos 7076,88 pontos confirmou a activação dum padrão de cabeça e ombros, a quebra do importantíssimo suporte dos 7150 pontos, que suportava a cotação desde o início de Fevereiro, e a quebra da linha de tendência ascendente em vigor desde Julho do ano passado.
 
O gráfico em baixo é bastante explicativo. Neste momento, o PSI-20 apresenta um potencial de queda entre 5 a 10%. A média móvel de 200 dias, situada nos 6700 pontos, ou o suporte dos 6350 pontos serão os próximos targets do índice nacional.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário