segunda-feira, 19 de maio de 2014

Velas Japonesas Capítulo 2 | Parte 1: Padrões de inversão (Hammer e Hanging Man)

O capítulo de hoje incide sobre o homem enforcado e o martelo. Enganem-se aqueles que pensam que hoje vou falar sobre filmes de terror ou métodos de tortura. Trata-se de dois dos mais conhecidos padrões de inversão com base em velas japonesas.
Os padrões de inversão da análise técnica tradicional são sobejamente conhecidos da maioria dos investidores: duplos topos, triplos topos, duplos fundos, cabeça-e-ombros, “Island reversal”, entre outros… No entanto, o termos inversão pode gerar alguma confusão. Quando falamos de reversão não significa necessariamente que a tendência primária de longo prazo se irá alterar abruptamente para uma nova tendência no sentido inverso. Normalmente estas inversões demoram tempo e requerem alguma paciência. Aqui fala-se de inversões nas tendências de grau inferior, de mais curto prazo, e os padrões com velas japonesas fornecem indicações gráficas preciosas que poderão ser aproveitadas pelos investidores de forma a melhorarem o timing de entrada e saída do mercado e a colocação de ordens stop loss e take profit.
Dois dos padrões de inversão mais simples, e constituídos por uma única vela, são o martelo (hammer) e o homem enforcado (hanging man). Segundo Steve Nison, estes padrões podem ser identificados por 3 critérios:
1)      O corpo da vela está no topo do range de negociação.  A cor do corpo da vela não é importante.
2)      Têm uma sombra inferior cujo comprimento deverá ser pelo menos 2 a 3 vezes a altura do corpo da vela.
3)      Não deverá ter sombra superior (ou no caso de ter que seja muito curta)
Segundo o mesmo autor existem ainda 3 aspectos que diferenciam um hammer dum hanging man:
  • Tendência: um hammer surge após uma queda e um hanging man após um rally;
  • Dimensão do movimento que antecedo o aparecimento da vela: um martelo é válido mesmo quando aparece após uma queda de curto prazo, enquanto o hanging man deverá surgir após um rally mais extenso, de preferência formando um novo máximo relativo;
  • Confirmação: um hanging man carece de confirmação (com a vela seguinte), ao contrário do hammer.
 
A validade e significância destes padrões é directamente proporcional ao tamanho da sombra inferior e inversamente proporcional ao tamanho do corpo da vela e da sombra superior. Ou seja, quanto maior a sombra inferior mais bullish é o hammer e mais bearish o hanging man e quanto mais pequeno for o corpo da vela e sombra superior mais bullish é o hammer e mais bearish o hanging man.
Hammer
O aparecimento dum hammer é bastante comum, qualquer que seja o horizonte temporal em que o investidor negoceie. Quanto mais dilatado for o horizonte temporal, mais viável é seguir este tipo de sinais, ou seja, um martelo em gráfico diário é muito mais fiável que um martelo em gráfico horário.
Idealmente, a vela dum martelo deverá ter um corpo muito pequeno, o que significa que o mercado fechou perto do máximo. A cor do corpo da vela é indiferente, sendo que se for branco é ligeiramente mais bullish.
No exemplo abaixo, temos o gráfico diário da Galp. O aparecimento dum hammer, no dia 4 de Fevereiro de 2014, sinalizou uma inversão na tendência e deu origem a um novo movimento ascendente. A colocação do stop loss, para quem entra no mercado com base no aparecimento de um martelo, é bastante fácil e deverá ser feita abaixo do mínimo da sombra inferior, conforme exemplificado.

Hanging Man
A vela hanging man é mais incomum e deverá surgir depois de um rally prolongado. É muito importante o investidor aguardar por uma confirmação na vela seguinte, em que o preço de fecho deverá ser abaixo do corpo da vela do hanging man. A lógica por detrás desta confirmação está relacionada com a forma como a vela do hanging man é gerada. Este tipo de velas surge habitualmente quando, depois do mercado abrir perto dos máximos, se assiste a um sell-off seguido de novo movimento altista, que faz com que o mercado feche perto do preço de abertura. Se o mercado abrir em queda na sessão seguinte, aqueles que compraram no início ou no fecho da sessão anterior (alturas em que ocorre a maior parte da negociação), encontram-se com perdas. O fecho dessas posições perdedoras irá pressionar ainda mais o preço em baixa, conduzindo a um acelerar do movimento descente. Quanto maior for o gap (em baixa) entre o preço de fecho da vela do hanging man e o preço da abertura do dia seguinte, maior é a probabilidade do hanging man ser um topo.
No dia 9 de Janeiro de 2014, a SonaeCom formou um hanging man que originou uma inversão de tendência de médio prazo. Desde o seu aparecimento, a SonaeCom já corrigiu 25%. Como se pode constatar a vela negativa de dia 10 de Janeiro, confirmou a força bear do mercado. Mais uma vez, o stop loss deverá ser colocado acima do máximo do corpo do hanging man (neste caso particular acima dos 2,66€).

Sem comentários:

Enviar um comentário