quinta-feira, 5 de junho de 2014

Mario Draghi surpreende mas não convence

Mário Draghi surpreendeu o mercado e introduziu novas medidas de facilitismo monetário, além daquelas que já eram esperadas pelo mercado.  Conforme referi na análise, feita no dia 23 de Maio, o BCE cortou a taxa de juro de referência em 10bps para 0,15% (um mínimo histórico) e a taxa dos depósitos em -0,10%, ou seja, os bancos que depositem dinheiro junto do BCE terão que pagar um juro de 0,10%, ao invés do que acontecia anteriormente em que a taxa dos depósitos era de 0%. Esta medida é bastante benéfica porque obrigará os bancos a retirarem o capital do banco central e a financiarem a economia.
 
Estes dois eventos já estavam descontados no preço do EURUSD. As grandes novidades, que fizeram com que o EURUSD caísse mais de 100 pips, e que até agora não passavam de meras especulações, foram as medidas anunciadas na conferência de imprensa das 13h30, que passo a citar:
  • Irão ser implementados dois longer-term refinancing operations (LTROs) com maturidades em Setembro e Dezembro de 2018 no montante de 400 mil milhões de euros;
  • Irá ser descontinuado o programa de esterilização de SMP;
  • Está a ser preparado um programa de compra de asset-backed security (ABS), Atenção que apenas está a ser preparado, ainda não foi activado;
  • O BCE diz estar preparado para trabalhar num programa de quantitative easing (QE), caso seja necessário;
  • As taxas deverão permanecer nos níveis actuais por um longo período de tempo.
Apesar de todas estas medidas, o BCE não jogou aquele que é o seu maior trunfo - o QE. Na minha opinião, o BCE só o deverá fazer caso a europa entre em cenário de deflação.
 
O PIB e a inflação também foram revistos pelo staff do BCE.
 
- PIB 2014 1,0% vs Prev. 1,2%
- PIB 2015 1,7% vs Prev. 1,5%
- PIB 2016 1,8% vs Prev. 1,8%
 
- Inflação 2014 0,7% vs Prev. 1,0%
- Inflação 2015 1,1% vs Prev. 1,3%
- Inflação 2016 1,4% vs Prev. 1,5%
 
Convém relembrar que desde que o Mario Draghi anunciou que o BCE iria actuar, o EURUSD já caiu quase 500 pips. Apesar de hoje, Mario Draghi ter surpreendido o mercado com as medidas que apresentou, o que é certo é que o EURUSD já recuperou tudo aquilo que tinha caído no dia de hoje, tendo encontrado bastante força compradora no suporte dos 1,3500.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário