terça-feira, 8 de julho de 2014

Dax: Acumulação ou Distribuição?

A Alemanha tem sido o motor de crescimento da europa e o seu principal índice acionista, o dax 30, um dos mais pujantes da europa.
 
Hoje assistimos a uma sessão negra no Dax. A divulgação de bons dados relativos à balança comercial alemã (Act. 18,8 mil milhões vs Exp. 16,4 mil milhões) não foi suficiente para travar as quedas do Dax que hoje foi penalizado pela desvalorização de mais de 5% do Commerzbank, o segundo maior banco alemão. Por detrás destas quedas está o facto das autoridades norte-americanas terem avançado com uma multa, que poderá chegar aos 500 milhões de dólares, por alegadas ligações a países que constam da "lista negra" dos Estados Unidos, entre os quais o Irão, Sudão, Coreia do Norte e Cuba. Recordo que a última coima foi aplicada ao BNP Paribas e atingiu um valor recorde de 8,97 mil milhões de dólares. A penalizar está também o facto do Deutsche Bank estar a ser investigado pelas autoridades norte-americanas.
 
Tecnicamente, o Dax encontra-se na fase de formação da onda 3 da 3 de grau superior, conforme se pode ver no gráfico de mais longo prazo.
 
 
Desde o início de Junho que o Dax negoceia emparelhado entre os 9770 pontos e os 1050 pontos. Esta lateralização no índice alemão poderá ser vista como uma fase de consolidação, em que alguns investidores realizam mais valias enquanto outros acumulam posições, ou como uma fase de distribuição, em que os investidores profissionais e institucionais começam a desfazer-se lentamente das posições longas que têm vindo a acumular.
 
Olhando para os indicadores de momentum, como é o caso do RSI, encontramos algumas divergências negativas, o que poderá indicar que nos encontramos perante uma fase de distribuição. No entanto, não deveremos colocar a "carroça à frente dos bois", e apenas uma quebra do suporte dos 9770 pontos nos dará um ponto de entrada short com um objectivo ambicioso, os 9000 pontos!
 
Por outro lado, se o limite superior deste range for quebrado em alta, temos uma projecção teórica de 1050-9770 = 280 pontos.
 
A ver vamos qual dos cenários se concretiza, sendo que estou ligeiramente mais inclinado para o primeiro!
 

2 comentários:

  1. O número correcto para o limite superior é 10 050.

    ResponderEliminar
  2. Exactamente Nuno. O Dax já quebrou o range, confirmando-se assim que se tratava de uma fase de distribuição

    ResponderEliminar