segunda-feira, 7 de julho de 2014

Trigo: Investidores a aguardar pela divulgação do relatório de colheitas na 6ª feira

Depois de ter sido um dos top performers no primeiro semestre de 2014, ao valorizar mais de 22%, o trigo iniciou uma correcção em meados de Maio que veio eliminar toda a valorização que havia acumulado este ano.

Esta queda foi motivada pelas estimativas de um grande aumento de stocks de trigo para 2014/2015. A Food and Agricultural Organization of United Nations (FAO) reviu em alta a produção de trigo de 4,5m de toneladas para 707,2m de toneladas, o valor mais alto dos últimos 12 anos.

Além desta revisão em alta dos stocks, a agência também reviu em baixa o lado do consumo, como reflexo da diminuição do uso do trigo para uso industrial e alimentação por parte da China.

Esta semana, na 6ª feira, serão divulgados os relatórios de colheitas por parte do USDA pelo que poderemos assistir a alguma volatilidade. No último relatório, de dia 11 de Junho, os stocks de trigo saíram nos 574mln, superior ao esperado que era de 540mln. É sempre complicado tentarmos tomar uma posição antes da divulgação de qualquer dado fundamental importante, mas um olhar atento sobre o gráfico do trigo mostra-nos uma divergência positiva entre o preço e RSI. Ou seja, enquanto o preço fez três mínimos relativos, o RSI fez três máximos relativos, sinal que poderemos estar perante uma inversão, mesmo que de curto prazo.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário