terça-feira, 8 de abril de 2014

Um dia negro para o PSI-20

O dia de hoje está a ser marcado pela aversão ao risco, com os investidores a desfazerem-se das acções e a procurarem refúgio no ouro, no iene e no franco suíço.
 
O índice de referência da praça portuguesa fechou hoje a desvalorizar quase 2% para os 7472 pontos, com 19 cotadas em queda e uma subir. As fortes quedas das acções da banca, da Zon Optimus e da ESFG foram determinantes para a desvalorização do PSI-20. A Espírito Santo Financial Group foi acção que mais caiu com uma desvalorização de 6,7% associada às alterações societárias de que a holding está a ser alvo.
 
Depois do índice PSI-20 ter feito um novo máximo anual na semana passada nos 7790 pontos, iniciou uma correcção que já leva 4%. Até ao momento, conforme se pode ver no gráfico, corrigiu 50% de todo o movimento ascendente feito entre 14 de Março e 2 de Abril.
 
Esta correcção já era por mim aguardada há alguns dias e por isso decidi fechar, com mais-valias, o trade que tinha aberto em Sonae SGPS no dia 31 de Março, e abrir um curto nas acções da Portugal Telecom.
 
Na minha opinião o potencial de queda mantém-se pelo menos até aos 7380 pontos, que coincide com o nível 61,8% de fibonacci. Aproximando-nos desse nível, teremos que aguardar para ver se o quebra ou não em baixa.
 
Amanhã todos as atenções deverão estar centradas na emissão de obrigações a 5 anos da Grécia, pela primeira em 4 anos. Este será sem dúvida o principal evento de risco de amanhã e que poderá condicionar a negociação no PSI-20.




Sem comentários:

Enviar um comentário