sábado, 31 de maio de 2014

Maio, o melhor mês da Carteira 2014 (Rentabilidade de 38,53%)

O mês de Maio está a chegar ao fim e, como vem sendo hábito, é tempo de fazer contas à vida. Antes de passarmos à divulgação de todos os trades feitos e resultados obtidos em Maio, gostaria de deixar algumas considerações que penso serem importantes.
 
Desde que iniciei o blog em Fevereiro deste ano, que tenho publicado, juntamente com as análises e artigos de opinião, os movimentos que realizo diariamente na minha carteira de investimentos. Recordo uma vez mais que estas operações não devem ser encaradas como recomendações de investimento, e que não me responsabilizo pelas mais ou menos valias resultantes de quem optar por segui-las. Não obstante, quem segue diariamente o meu blog (não quero deixar de agradecer os emails e comentários positivos que muitos de vós têm deixado) sabe que, ao contrário de muitos outros sites e blogs da especialidade, sempre prezei pela máxima transparência. Sempre que publico um trade, refiro o stop loss e take profit e sigo-os religiosamente. A prova mais recente foi o trade curto em EDP, em que fui stopado por apenas 2 cêntimos e depois vi a acção cair e atingir o take profit que inicialmente tinha definido. Mas os mercados têm destas coisas e se queremos ser honestos e transparentes não podemos vir com desculpas do género: "Eu vi que estava a ir ao stop loss e subi um pouco" ou então "Há duas semanas entrei na acção X a 10eur e saí hoje a 12eur com um ganho de 20%".
 
Considerações feitas, vamos ao que interessa. O mês de Maio foi bastante positivo por duas razões: primeiro porque consegui a maior rentabilidade mensal até ao momento (13,98%) e depois porque consegui o maior ganho num só trade. Curiosamente foi numa das acções mais seguidas e que mais interesse desperta nos investidores portugueses: o Millenium BCP. O trade publicado no dia 16 de Maio atingiu o take profit, 11 dias depois, e valeu um ganho de 781,74€.
 
O mês de Maio também foi marcado por um reduzido número de transacções, mais precisamente 9 transacções, o que vem mostrar que quantidade não equivale necessariamente a qualidade. É engraçado reparar, que os dois meses em que foram feitos menos negócios, Fevereiro e Maio, também foram os dois meses em que a rentabilidade foi mais elevada, 13,02% e 13,98%, respectivamente, que compara com 1,47% e 4,48% dos meses de Março e Abril.
 
A rentabilidade da carteira, entre Fevereiro e Maio, é de 38,53% e o saldo, tendo em conta as cotações de fecho dos trades em aberto à data dontem, é de 13.852,64€.
 
Outras métricas interessantes são o número de negócios positivos (24), negativos (11) e fechados no breakeven (1) e os negócios ainda em aberto (4), com que parto para o mês de Junho (longo em Jerónimo Martins, curto em Altri, curto no índice PSI-20 e curto em NZDUSD).
 
Deixo a tabela dos trades realizados e o gráfico do balanço da conta.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário